Pular para o conteúdo principal

Devagar, Passo a Passo

  Na atual condição do mundo toda a vida está doente. Se eu fosse médico e alguém me perguntasse: O que você aconselha?, eu responderia: Dê um jeito de ficar em silêncio!

(Søren Kierkegaard, 1813-1855)

 


Vivemos uma época onde viver em ritmo equilibrando é algo quase que impossível de se ter. Tenho ouvido aqui e ali pessoas dizerem que os dias estão passando cada vez mais rápido, mas será mesmo? Ou nós não estamos percebendo o tempo passar de tão ocupados que estamos? Não quero aqui me prender a uma reflexão filosófica sobre o que é o tempo, mas apenas refletir um pouco sobre como estamos fazendo com o nosso tempo. Esses dias conversando sobre esse assunto com Tadeu (motorista de aplicativo na cidade de Arcoverde) eu perguntei: Será mesmo que a vida está passando rápido demais? Ou somos nós que estamos ocupados demais e não percebemos a vida passar? 

 

O mundo em que vivemos é marcado pela pressa.

O nosso cotidiano parece um coelho apressado, como aquele de “Alice no país das maravilhas”, parece que estamos sempre atrasados, ansiosos para viver o logo mais, tanto que nem se quer percebemos que não estamos vivendo o agora. Como diria Lulu Santos: “Hoje o tempo voa, amor...”. Estamos aqui e agora, mas tão hiperconectados que não nos percebemos no aqui e agora. A velocidade como nos comunicamos parece que nos trouxe uma certa impaciência, porque queremos respostas rápidas. Caminhar mais devagar e sentir o ar no rosto, atentar para o mundo a nossa volta parece um desafio imenso porque estamos sempre apressados. Estamos tão acelerados que é cada vez mais comum escutarmos pessoas se queixando de cansaço. Se queremos desacelerar por dentro, desacelerar por fora deve ser o início. 

 

A vida precisa de pausas!

A palavra “pausa” vem do grego “anapauso”, descanso. Significa uma interrupção benéfica no cotidiano habitual. Pare para pensar, não temos pausas, estamos sempre conectados, o tempo todo ocupados com algum aplicativo, um jogo, uma rede social. Até parar e assistir um filme inteiro para muitos não é uma tarefa fácil, porque precisa ficar visualizando se alguém enviou mensagem, ou mesmo subindo o feed do Instagram por costume. Sem pausas não temos tempo para nos percebermos na vida, de modo que se colocarmos algum aplicativo que conte o tempo de tela do celular, logo saberemos quanto tempo exatamente estamos dedicando para a virtualidade. Deste modo, perceberemos que não é a vida que está passando mais rápido, mas nós que não estamos tendo pausas para perceber a vida passar. Estamos mais atentos em terminar a nova temporada da série em uma dessas plataformas de streaming, coisa que tínhamos que esperar o dia seguinte, se quiséssemos acompanhar. Pense um pouco: Estou me dando pausas? Estou contente com o modo como conduzo minhas pausas? Se não, pense no que você pode fazer para mudar.

 

Daniel Lima.

daniellimagoncalves.pe@gmail.com

@daniellima.pe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teu Colo

Corro para ser acolhido em Teu colo sem precisar embriagar- me com o vinho do moralismo. Não é necessário maquiar-me com o pó do ritualismo, tão pouco adornar- me com o legalismo, pois sei que me aceitas como sou. Quero Teu colo, necessito dele, porque desejo ouvir tua voz mansa e suave. Para estar no Teu colo preciso esvaziar- me dessa construção de um deus justiceiro e impiedoso que fizeram em mim; preciso esvaziar-me do passado que me oprime dia e noite e ser cheio de confiança que me dá a certeza que sou aceito por Ti. Não importa o que disseram, dizem e dirão sobre mim, pois sei que a última palavra vem de Ti e dizes: “meu filho, não temas, pois mesmo não merecendo meu amor eu te escolhi para amar-te sempre mais e mais”. Teu colo é meu abrigo secreto, ou melhor, é meu oásis em meio a este deserto existencial que nem sempre está fora de mim, mas quase sempre dentro de mim. Quando estou nEle, não preciso nem falar, pois me ensinaste que a melhor oração não é fruto de um  prol

UMA REFLEXÃO PERTINENTE

Nos últimos dias e, ainda início de 2019, nossa nação tem vivenciado momentos de dores e uma tristeza solidária diante de calamidades e tragédias que tem nos deixado perplexos na imprevisibilidade de existir. Lama, água, fogo e acidente nos faz viver uma sensação de um luto generalizado. O povo brasileiro neste começo de ano tem estado imerso numa profunda comoção e isso se manifesta socialmente de diversas maneiras, que apesar de pluralizada em sua essência traz a singularidade de cada indivíduo. Muitos parecem sentir uma intensa angústia fóbica por se depararem constantemente com a incerteza do logo mais. Outros mergulham numa melancólica e desesperadora reflexão ao olharem para histórias interrompidas, sonhos que não foram vivenciados, momentos que não foram vividos e, em se deparando com isso, acabam tendo que lidar com um recorrente pensamento: “ devia ter ”. O tom de lamento pelo não vivido, ou pelo que se poderia ter vivido; devia ter feito, ou não devia ter feito. É, a no

Identidade na diferença

Eu? Como assim eu? Se nem sei exatamente o que sou. Tornei-me isso que, dia após dia, muda e não sei o que serei, pois, ainda estou sendo uma metamorfose incessável. Este ser que diz, eu, é o mesmo que diz fui. Isto mesmo! Olhando para trás vejo que fui alguém que não sou mais, mas era eu lá, e sou eu aqui, mas o ser de hoje não esteve lá, pois, é fruto, produto de tudo que vivenciei no decorrer dos anos. O ser de ontem também dizia: "eu sou assim". No entanto, hoje me vejo de outro modo e percebo que não era daquele jeito, assim como não sou hoje o que serei amanhã. Então, o que sou eu afinal? Algo que transcorre e escorre no tempo? Sou ou que estou sendo? Eu sou o que foi aprimorado no tempo?   Esse ser que abre a boca e diz, eu sou, é tão relativo que uma simples relação com pessoas diversas gera uma mudança no que se diz ser, passando a ser produto da influência relacional. Sendo assim, o eu de hoje, mais adiante, será outro e não mais o que se é. Se digo que