Pular para o conteúdo principal

Quem foi que disse que a jornada seria fácil?


Quando criança ouvi muitas vezes minha vó e mãe dizerem: “rapadura é doce, mas não é mole não!”. Claro que naquela época não entendia o que isso queria dizer. Também ouvia um outro ditado que aparentemente era bem diferente, mas hoje percebo a semelhança que tem com o primeiro. Era o seguinte: “a vida não é um mar de rosas”. Agora paro, penso e concordo em parte com as verdades inseridas nessa sabedoria popular. A vida apesar de toda doçura tem também lições amargas e muitas vezes dolorosas; apesar de tão bela e delicada como uma linda rosa, mesmo contendo aromas suaves de alegrias aqui e ali, de quando em quando nos deparamos com os espinhos das tristezas, decepções e imprevisibilidades.

Tudo que conquistamos geralmente é com persistência, determinação e dedicação. Consequentemente vem às dificuldades que irão requerer de nós ainda mais empenho, esforço e força de vontade. Parece que temos uma tendência natural de valorizar o que requer de nós mais determinação. Talvez por isso muitos dizem: “o que vem fácil, vai fácil”. Sendo assim, percebemos que a vida de fato não é um mar de rosas, mas também não é um jardim sem cor. As dificuldades são desafios necessários e fortalecedores para sabermos desfrutar de cada conquista.

Sempre existirão palavras e situações que poderão nos paralisar diante da perplexidade do existir, como diria Jean-Paul Sartre: “A questão não é o que fazem conosco, mas sim o que fazemos com o que fazem conosco”. Sim, sempre existiram os dois lados! As palavras e os sofrimentos podem ser motivos de nossa inércia, mas também pode servir de combustível para avançar e ir cada vez mais longe. Não nos faltarão aquelas pessoas, situações e palavras para nos conscientizarem das dificuldades que iremos nos deparar em nossa caminhada no chão da vida. Nós não estamos isentos de passarmos por dificuldades, não estamos blindados contra as situações que ameaçam roubar a nossa paz. Mas passarão! Você é maior do que toda e qualquer circunstância e as experiências adquiridas nos farão suportar, reaprender, refazer e recomeçar sempre que for necessário. Então, quando as coisas parecem perdidas, fique atento, porque logo o cenário da nossa vida mudará. Basta estarmos atentos aos movimentos internos e externos confiando um pouco em nosso potencial.

Já percebeu como tem gente que é capaz de se alegrar mesmo em meio a situações desfavoráveis? Com isto não estou querendo dizer que devemos fazer uma negação da realidade, porque as lutas diárias, constantes e às vezes intensas. Portanto, em meio aos dilemas da vida permanecer firme e equilibrado é um desafio, mas viver um dia de cada vez sem ser consumido pela ansiedade e pelo desânimo é extremamente necessário. Tenhamos coragem para vencer os desafios e as lutas do dia a dia a fim de saborearmos as doçuras das conquistas. Entretanto, não alimentemos a utopia de uma vida sem sofrimentos, tais promessas são puramente ilusórias, pois a questão está em aprender com os amargos da vida. A jornada não é fácil, mas é cheia de pit stop (paradas técnicas) para recuperar as forças e prosseguir a caminhada revigorados, pois a vida é cheia de desafios que são verdadeiras oportunidades para crescermos.

 

Daniel Lima Gonçalves

Psicanalista, Filósofo e Teólogo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Teu Colo

Corro para ser acolhido em Teu colo sem precisar embriagar- me com o vinho do moralismo. Não é necessário maquiar-me com o pó do ritualismo, tão pouco adornar- me com o legalismo, pois sei que me aceitas como sou. Quero Teu colo, necessito dele, porque desejo ouvir tua voz mansa e suave. Para estar no Teu colo preciso esvaziar- me dessa construção de um deus justiceiro e impiedoso que fizeram em mim; preciso esvaziar-me do passado que me oprime dia e noite e ser cheio de confiança que me dá a certeza que sou aceito por Ti. Não importa o que disseram, dizem e dirão sobre mim, pois sei que a última palavra vem de Ti e dizes: “meu filho, não temas, pois mesmo não merecendo meu amor eu te escolhi para amar-te sempre mais e mais”. Teu colo é meu abrigo secreto, ou melhor, é meu oásis em meio a este deserto existencial que nem sempre está fora de mim, mas quase sempre dentro de mim. Quando estou nEle, não preciso nem falar, pois me ensinaste que a melhor oração não é fruto de um  prol

Teus Braços

Quando estou aflito, inseguro, angustiado, corro para Teus braços de Pai  que logo me envolve a paz. Dependo de Ti, sem Ti sou nada, sem Ti nada posso fazer. Se me sinto sozinho e sem saída corro a Ti e me lanço aos Teus cuidados que são incomparáveis. Dúvidas, desconfianças, incertezas, incredulidade, às vezes querem me dominar para distanciar-me de Ti, mas sei que mesmo quando penso que estou longe de Ti, na verdade, estou acolhido em Teus braços misericordiosos que transbordam afeto e ternura. Quando me vem o medo, a tristeza, as dificuldades, corro para Teus braços de Filho, Amigo sempre próximo que caminha comigo ombro a ombro sem recriminar e sempre pronto a me ensinar. Se penso que todos me deixaram, Tu jamais me abandonas, olho para meu lado e vejo-te sereno dizendo: “não te deixo um só instante, sempre estou contigo,  mesmo quando queres ficar longe de mim”. Em meio às tempestades da minha vida Tu acalmas o vendaval do meu ser, porque estás aqui no barco da minha vida. Ao

Passare, "passar" - Passus, "passo"

Se do teu passado te lembrares e dele te arrependeres e te envergonhares, conforta-te com o autoconhecimento libertador, o qual proporcionará um novo presente, uma nova caminhada, pois, novos compartimentos do teu ser serão abertos. Reflete e chora o necessário. Sofre o suficiente, mas levanta-te e segue de cabeça erguida, aprendendo com teu passado para não viverdes as repetições. Olhar para trás e enxergar-se é um grande salto para trilhar um novo caminho sem máscaras, cheio de novas possibilidades para melhorar, de modo que te tornes melhor e mais humano, valorizando cada momento, cada coisa, cada pessoa. Portanto, não te martirizes pelo que passou, reconhece-te, fortalece-te e encara a vida sem medos, pois, o olhar para dentro de ti e mergulhar em tudo que te foi é uma quebra de ilusões e isso gera desconforto. No entanto, não estás lá, estás aqui e o que farás de agora em diante? A vida está em movimento, então, fica bem contigo mesmo e aprende a lidar com o que passaste v