Pular para o conteúdo principal

Mal-estar produz agressividade e contribui com o ódio

Painel "Guernica" (1937), de Pablo Picasso.
Obra constante no Museu Reina Sofia, em Madri,
Espanha. Fotografia: Museu Reina Sofia.


 Na formação das Civilizações  sempre estará presente o mal-estar, que produz agressividade, contribuindo com  o surgimento dos fenômenos de ódio, que  por sua vez, produzem uma quebra,  com o pacto simbólico. Freud disse que   “O mal estar na civilização”, está  em sociedade abrir mão de fortes instintos, para conter a agressividade  desse efeito rebote. Todos  devem estar sujeitos à lei, havendo alguma eqüidade entre as partes.
Na massa existe o predomínio de uma ilusão, não existe lógica nos argumentos e que sempre se  repete a mesma coisa, de modo que há uma certeza indiscutível e,  o indivíduo acaba se dissolvendo na massa. Nem  mesmo,  a autopreservação,  se faz valer, desaparecendo por completo o sentimento de responsabilidade,  que guarda os indivíduos. Aqui em nossa região, que (Agreste/Sertão), infelizmente, ainda é comum vermos lugares  com aglomerações, pessoas sem máscaras que não se preocupam em fazer uso de álcool gel, daí surge a pergunta: Onde está a responsabilidade que nos guarda? O que nos preserva?
Ao ligarmos a televisão,  a história se repete diante de nós. O mundo sofre o efeito desse vírus. Os noticiários mostram gráficos e atualizam números de pessoas que perderam a vida, deixando familiares,  até mesmo,  sem o direito a um velório ou,  mesmo,  um enterro digno. Mesmo  diante de todos os fatos, prevalece um discurso de negação da pandemia, mas não adianta tentar destruir quem emite a mensagem,  porque o Real continuará lá. Lamentavelmente nessa ordem social perversa,  de modelo neoliberal fascista,  as vidas perdem seu valor,  passando a ser apenas corpos e seres descartáveis. Como dizia o cantor e compositor Cazuza: “Eu vejo o futuro repetir o passado/ eu vejo um museu de grandes novidades”. Voltamos a repetir, continuamente,  velhos erros e tropeçamos neles. Até parece que tornamos novamente, um Brasil sem passado, porque os mortos de hoje, são aqueles “desaparecidos” de ontem. Não existe paz que suporte o peso da opressão. Isso me faz lembrar um trecho da música, Minha alma, interpretada por  Marcelo Yuka, fundador do Rappa, que  diz: “A minha alma tá armada/ E apontada para a cara do sossego/ Pois paz sem voz, paz sem voz/ Não é paz é medo”.
Portanto, nos resta aguardar a nossa vez da vacinação, mas também,  deve-se manter a proibição de aglomerações,  públicas, a obrigatoriedade do acompanhamento de dispositivos sanitários, como as máscaras e o uso permanente de álcool gel,  para higienizar  as mãos, a fim de evitar o contágio. Não  é negando a pandemia e,  nem tendo medo elevado, como uma espécie de “pandemifobia” ,(medo absurdo da pandemia), nem mesmo um movimento um tanto obsessivo,  como se fosse uma “pandemimania”, (que  em tudo ver pandemia,  vivendo uma constante angústia). Mas sim, tomando consciência,  buscando equilíbrio e sempre  seguindo as orientações sanitárias.
 
Daniel Lima Gonçalves
Psicanalista, Filósofo e Teólogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teu Colo

Corro para ser acolhido em Teu colo sem precisar embriagar- me com o vinho do moralismo. Não é necessário maquiar-me com o pó do ritualismo, tão pouco adornar- me com o legalismo, pois sei que me aceitas como sou. Quero Teu colo, necessito dele, porque desejo ouvir tua voz mansa e suave. Para estar no Teu colo preciso esvaziar- me dessa construção de um deus justiceiro e impiedoso que fizeram em mim; preciso esvaziar-me do passado que me oprime dia e noite e ser cheio de confiança que me dá a certeza que sou aceito por Ti. Não importa o que disseram, dizem e dirão sobre mim, pois sei que a última palavra vem de Ti e dizes: “meu filho, não temas, pois mesmo não merecendo meu amor eu te escolhi para amar-te sempre mais e mais”. Teu colo é meu abrigo secreto, ou melhor, é meu oásis em meio a este deserto existencial que nem sempre está fora de mim, mas quase sempre dentro de mim. Quando estou nEle, não preciso nem falar, pois me ensinaste que a melhor oração não é fruto de um  prol

UMA REFLEXÃO PERTINENTE

Nos últimos dias e, ainda início de 2019, nossa nação tem vivenciado momentos de dores e uma tristeza solidária diante de calamidades e tragédias que tem nos deixado perplexos na imprevisibilidade de existir. Lama, água, fogo e acidente nos faz viver uma sensação de um luto generalizado. O povo brasileiro neste começo de ano tem estado imerso numa profunda comoção e isso se manifesta socialmente de diversas maneiras, que apesar de pluralizada em sua essência traz a singularidade de cada indivíduo. Muitos parecem sentir uma intensa angústia fóbica por se depararem constantemente com a incerteza do logo mais. Outros mergulham numa melancólica e desesperadora reflexão ao olharem para histórias interrompidas, sonhos que não foram vivenciados, momentos que não foram vividos e, em se deparando com isso, acabam tendo que lidar com um recorrente pensamento: “ devia ter ”. O tom de lamento pelo não vivido, ou pelo que se poderia ter vivido; devia ter feito, ou não devia ter feito. É, a no

Identidade na diferença

Eu? Como assim eu? Se nem sei exatamente o que sou. Tornei-me isso que, dia após dia, muda e não sei o que serei, pois, ainda estou sendo uma metamorfose incessável. Este ser que diz, eu, é o mesmo que diz fui. Isto mesmo! Olhando para trás vejo que fui alguém que não sou mais, mas era eu lá, e sou eu aqui, mas o ser de hoje não esteve lá, pois, é fruto, produto de tudo que vivenciei no decorrer dos anos. O ser de ontem também dizia: "eu sou assim". No entanto, hoje me vejo de outro modo e percebo que não era daquele jeito, assim como não sou hoje o que serei amanhã. Então, o que sou eu afinal? Algo que transcorre e escorre no tempo? Sou ou que estou sendo? Eu sou o que foi aprimorado no tempo?   Esse ser que abre a boca e diz, eu sou, é tão relativo que uma simples relação com pessoas diversas gera uma mudança no que se diz ser, passando a ser produto da influência relacional. Sendo assim, o eu de hoje, mais adiante, será outro e não mais o que se é. Se digo que