Pular para o conteúdo principal

Viver




Olho para trás e percebo que aqueles acontecimentos dolorosos que eu queria apagar da memória contribuíram para o meu crescimento. As vivências das quais me arrependi, querendo arrancar da minha memória, também foram necessárias neste processo de maturação. Hoje, posso olhar para trás e perceber que, apesar dos erros, acertos, tropeções, risos, choros, atitudes impulsivas e mesmo outras bem pensadas, o que importa é que eu vivi e continuei vivendo, procurando sempre melhorar-me enquanto humano. Por isso, hoje, entendo que a questão não é quanto tempo você viveu, mas como você viveu no tempo que teve. As pessoas que você marcou e aquelas que marcaram você. É importante refletir sobre as quedas, mas o realmente importante é como nos levantamos. Penso que se pudesse viveria tudo de novo, mas com a consciência que tenho hoje, isto sim, iria fazer grande diferença. Melhorar aqui e ali. Evitar outras muitas coisas e caminhar mais leve, não permitindo que as palavras mal ditas tivessem as forças que tiveram em muitos momentos.
É... Hoje olho para trás e percebo quantas vezes problematizei a minha existência. Mas valeu a pena, cheguei até aqui e posso escrever isto percebendo tudo e passando um filme para mim sobre tudo que vivi até aqui, cada emoção e sensação. De fato e de verdade, a vida é uma escola, quando se permite ser ensinado e se está sensível para sutilezas e singelezas presentes aqui e ali.
Se eu não tivesse passado por tudo que passei, não seria assim hoje. Se sou assim hoje é porque o ontem me ensinou com umas experiências fáceis, mas outras que tive que aprender a duras penas. Às vezes me sinto um velho num corpo de um jovem. Estou sendo assim, amanhã posso estar lá, mas mesmo sendo eu lá, não será o eu de hoje, sigo sendo, aprendendo e dizendo como disse Gonzaguinha: “viver e não ter vergonha der ser feliz... É a vida! É bonita e é bonita!”.
Através desse pequeno texto, penso que deixar o tempo passar sem se preocupar com o desconhecido futuro seja caminhar com mais leveza. Sendo assim, construir o futuro no aqui e agora é assumir uma postura de responsabilidade e sabedoria que nos livra da acomodação, pois ver o futuro como este desconhecido, ou mesmo inexistente e não fazer nada é como se apertasse um botão “repete”. Então, desta maneira vivemos o tempo todo, todo tempo existimos numa corrida de ratos, não saímos do lugar por estarmos indo de repetição em repetição (re-petição).
Se eu pudesse voltar no tempo? Nem sei se aceitaria mesmo voltar, sei que seria um tentação enorme ter a possibilidade de reconstruir a história da minha existência. No entanto, viver o agora já não é fácil, pois temos que lidar o tempo todo com acontecimentos improváveis e a tal da relatividade que deixa tudo ainda mais solto. Sendo assim, me deixem aqui mesmo com meus 33 anos, seguindo, prosseguindo, caminhando, avançando e fazendo a minha jornada, escrevendo a cada dia um novo pedaço da minha história. Aqui e ali rasuro umas coisas, arranco uma folha, reescrevo, mas se por acaso eu pudesse viver de novo minha vida diria como Rubem Alves: "... na próxima trataria de cometer mais erros... Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres..." O que não podemos é viver com uma constante fobia do além, ou uma contagem regressiva: “meu tempo está acabando”. Mário Quintana certa vez disse: "Morrer, que me importa? (...) O diabo é deixar de viver". Realmente tenho que concordar com Rubem Alves: “a vida é tão boa”.
Agora mais um novo ciclo se inicia e o que quero? Apenas ser eu mesmo, com erros e acertos. Tendo a oportunidade de errar como muitos e comemorar os acertos. Caminhar refletindo e valorizando cada instante, pois não voltam mais. Parece que foi ontem que eu tinha 15 anos, passou tão rápido que sequer percebi quando o cabelo foi caindo e a calvície acentuando. Construir o amanhã, sabendo que ele não existe, pois o futuro é como um tijolinho que vamos colocando paulatinamente diante de nós e vamos avançando sobre eles, ou seja, o futuro é agora, construído aqui mesmo, quando de fato tratamos o hoje como presente e, dentro deste presente, vemos novas oportunidades.
Portanto, penso que o melhor caminho seja viver apaixonadamente, desfrutando intensa e responsavelmente cada momento, sem sufocar-se com o que ocorrerá amanhã, pois o amanhã será o bumerangue lançado hoje voltando para nossa mão para aí lançarmos de novo. Então, avante, continuemos vivendo, sendo nós mesmos e não uma imensa colcha de retalhos.


Daniel L. Gonçalves
Teólogo, Filósofo e Psicanalista
Feliz-Idade (Felicidade)!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teu Colo

Corro para ser acolhido em Teu colo sem precisar embriagar- me com o vinho do moralismo. Não é necessário maquiar-me com o pó do ritualismo, tão pouco adornar- me com o legalismo, pois sei que me aceitas como sou. Quero Teu colo, necessito dele, porque desejo ouvir tua voz mansa e suave. Para estar no Teu colo preciso esvaziar- me dessa construção de um deus justiceiro e impiedoso que fizeram em mim; preciso esvaziar-me do passado que me oprime dia e noite e ser cheio de confiança que me dá a certeza que sou aceito por Ti. Não importa o que disseram, dizem e dirão sobre mim, pois sei que a última palavra vem de Ti e dizes: “meu filho, não temas, pois mesmo não merecendo meu amor eu te escolhi para amar-te sempre mais e mais”. Teu colo é meu abrigo secreto, ou melhor, é meu oásis em meio a este deserto existencial que nem sempre está fora de mim, mas quase sempre dentro de mim. Quando estou nEle, não preciso nem falar, pois me ensinaste que a melhor oração não é fruto de um  prol

UMA REFLEXÃO PERTINENTE

Nos últimos dias e, ainda início de 2019, nossa nação tem vivenciado momentos de dores e uma tristeza solidária diante de calamidades e tragédias que tem nos deixado perplexos na imprevisibilidade de existir. Lama, água, fogo e acidente nos faz viver uma sensação de um luto generalizado. O povo brasileiro neste começo de ano tem estado imerso numa profunda comoção e isso se manifesta socialmente de diversas maneiras, que apesar de pluralizada em sua essência traz a singularidade de cada indivíduo. Muitos parecem sentir uma intensa angústia fóbica por se depararem constantemente com a incerteza do logo mais. Outros mergulham numa melancólica e desesperadora reflexão ao olharem para histórias interrompidas, sonhos que não foram vivenciados, momentos que não foram vividos e, em se deparando com isso, acabam tendo que lidar com um recorrente pensamento: “ devia ter ”. O tom de lamento pelo não vivido, ou pelo que se poderia ter vivido; devia ter feito, ou não devia ter feito. É, a no

Identidade na diferença

Eu? Como assim eu? Se nem sei exatamente o que sou. Tornei-me isso que, dia após dia, muda e não sei o que serei, pois, ainda estou sendo uma metamorfose incessável. Este ser que diz, eu, é o mesmo que diz fui. Isto mesmo! Olhando para trás vejo que fui alguém que não sou mais, mas era eu lá, e sou eu aqui, mas o ser de hoje não esteve lá, pois, é fruto, produto de tudo que vivenciei no decorrer dos anos. O ser de ontem também dizia: "eu sou assim". No entanto, hoje me vejo de outro modo e percebo que não era daquele jeito, assim como não sou hoje o que serei amanhã. Então, o que sou eu afinal? Algo que transcorre e escorre no tempo? Sou ou que estou sendo? Eu sou o que foi aprimorado no tempo?   Esse ser que abre a boca e diz, eu sou, é tão relativo que uma simples relação com pessoas diversas gera uma mudança no que se diz ser, passando a ser produto da influência relacional. Sendo assim, o eu de hoje, mais adiante, será outro e não mais o que se é. Se digo que