Pular para o conteúdo principal

Identidade na diferença


Eu? Como assim eu? Se nem sei exatamente o que sou. Tornei-me isso que, dia após dia, muda e não sei o que serei, pois, ainda estou sendo uma metamorfose incessável. Este ser que diz, eu, é o mesmo que diz fui. Isto mesmo! Olhando para trás vejo que fui alguém que não sou mais, mas era eu lá, e sou eu aqui, mas o ser de hoje não esteve lá, pois, é fruto, produto de tudo que vivenciei no decorrer dos anos. O ser de ontem também dizia: "eu sou assim". No entanto, hoje me vejo de outro modo e percebo que não era daquele jeito, assim como não sou hoje o que serei amanhã. Então, o que sou eu afinal? Algo que transcorre e escorre no tempo? Sou ou que estou sendo? Eu sou o que foi aprimorado no tempo?

 Esse ser que abre a boca e diz, eu sou, é tão relativo que uma simples relação com pessoas diversas gera uma mudança no que se diz ser, passando a ser produto da influência relacional. Sendo assim, o eu de hoje, mais adiante, será outro e não mais o que se é. Se digo que sou, já estou completo, fechado, produzido, finalizado. Mas não sou, estou sendo, pois, sou inacabado que, aqui e ali sofre mudanças ou aprimoramento.

 Hoje, sou o resto do ontem, o que sobrou existencialmente de quem fui, logo, o resto que sobrou de mim sofrerá influência deste que hoje diz, eu, e evoluirá para algo que ainda nem sei que serei ou que posso ser, mas, sem nenhuma pretensão estou indo, seguindo o fluxo da vida, sendo com minhas convicções que são aprimoradas e outras que perceberei que não são convicções, são apenas opiniões equivocadas do que ainda não sei. Contudo, se sou resto do que sobrou de mim, trago algo como essência, mas, o que é essa essência subjetiva que perpassa o tempo e chega agora podendo passar para o amanhã? Talvez essa essência seja o ideal de mim que visualizo, independentemente de tempo como uma espécie de alvo, algo a ser conquistado. Mas, se precisa ser conquistado, já não sou eu e sim algo que diz: eu.

 Sou persona que se aprende e apreende com o meio; que das circunstâncias extrai uma espécie de néctar como aquela bebida mitológica da Grécia, o néctar dos deuses e isso não me faz eu, mas me torna eu, tal qual aquela lenda da ave fênix. Das cinzas ela renasce, não é mais a mesma, mas traz em si mesma a essência subjetiva que a torna fênix novamente. Para quem vê é a mesma fênix, mas, na verdade, aquela se desfez e das cinzas, do que sobrou dela. Ela se refaz, mais forte e pronta para superar aquele obstáculo que um dia a desfez transformando-a em cinzas.

 Esse ser que estou sendo não está pronto dentro de uma caixa. Está aprendendo com seus erros e aprimorando com seus acertos, de modo que, amanhã ou depois, olhará para trás e dirá: Olha só o que me tornei. Dizer sou torna-me acabado, por isso, prefiro:" estou sendo", pois, não estou acabado. Assim sendo, se sou resto do que sobrou de mim, ainda estou aprendendo e apreendendo, porque o que sobrou é consequência de tudo que vivi. Sendo eu, prossigo para, amanhã, continuar essa longa caminhada de querer tornar-me humano.

Daniel L. Gonçalves
Teólogo, Filósofo e Psicanalista



Comentários

  1. Identidade. Até os poetas anônimos dançam no ritmo louco da sua de(cadência). Dançar: no sentido azul ou cinza da palavra.
    ...
    Descobrir um poeta novo é ter a chance de abrir os olhos e enxergar uma cor que se fazia extinta no mundo.
    Parabéns (Gonçalves)!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Teu Colo

Corro para ser acolhido em Teu colo sem precisar embriagar- me com o vinho do moralismo. Não é necessário maquiar-me com o pó do ritualismo, tão pouco adornar- me com o legalismo, pois sei que me aceitas como sou. Quero Teu colo, necessito dele, porque desejo ouvir tua voz mansa e suave. Para estar no Teu colo preciso esvaziar- me dessa construção de um deus justiceiro e impiedoso que fizeram em mim; preciso esvaziar-me do passado que me oprime dia e noite e ser cheio de confiança que me dá a certeza que sou aceito por Ti. Não importa o que disseram, dizem e dirão sobre mim, pois sei que a última palavra vem de Ti e dizes: “meu filho, não temas, pois mesmo não merecendo meu amor eu te escolhi para amar-te sempre mais e mais”. Teu colo é meu abrigo secreto, ou melhor, é meu oásis em meio a este deserto existencial que nem sempre está fora de mim, mas quase sempre dentro de mim. Quando estou nEle, não preciso nem falar, pois me ensinaste que a melhor oração não é fruto de um  prol

Teus Braços

Quando estou aflito, inseguro, angustiado, corro para Teus braços de Pai  que logo me envolve a paz. Dependo de Ti, sem Ti sou nada, sem Ti nada posso fazer. Se me sinto sozinho e sem saída corro a Ti e me lanço aos Teus cuidados que são incomparáveis. Dúvidas, desconfianças, incertezas, incredulidade, às vezes querem me dominar para distanciar-me de Ti, mas sei que mesmo quando penso que estou longe de Ti, na verdade, estou acolhido em Teus braços misericordiosos que transbordam afeto e ternura. Quando me vem o medo, a tristeza, as dificuldades, corro para Teus braços de Filho, Amigo sempre próximo que caminha comigo ombro a ombro sem recriminar e sempre pronto a me ensinar. Se penso que todos me deixaram, Tu jamais me abandonas, olho para meu lado e vejo-te sereno dizendo: “não te deixo um só instante, sempre estou contigo,  mesmo quando queres ficar longe de mim”. Em meio às tempestades da minha vida Tu acalmas o vendaval do meu ser, porque estás aqui no barco da minha vida. Ao

Passare, "passar" - Passus, "passo"

Se do teu passado te lembrares e dele te arrependeres e te envergonhares, conforta-te com o autoconhecimento libertador, o qual proporcionará um novo presente, uma nova caminhada, pois, novos compartimentos do teu ser serão abertos. Reflete e chora o necessário. Sofre o suficiente, mas levanta-te e segue de cabeça erguida, aprendendo com teu passado para não viverdes as repetições. Olhar para trás e enxergar-se é um grande salto para trilhar um novo caminho sem máscaras, cheio de novas possibilidades para melhorar, de modo que te tornes melhor e mais humano, valorizando cada momento, cada coisa, cada pessoa. Portanto, não te martirizes pelo que passou, reconhece-te, fortalece-te e encara a vida sem medos, pois, o olhar para dentro de ti e mergulhar em tudo que te foi é uma quebra de ilusões e isso gera desconforto. No entanto, não estás lá, estás aqui e o que farás de agora em diante? A vida está em movimento, então, fica bem contigo mesmo e aprende a lidar com o que passaste v