Pular para o conteúdo principal

Simplicidade



Ama a simplicidade
Ama a vida
Ama a poesia
Ama as coisas que dão alegria
Ama a natureza e a reverência pela vida
Ama os mistérios
Ama Deus.
(Rubem Alves)


Cada vez mais em nossos dias aumenta a paixão pelos bens materiais. Afinal de contas, bens simbolizam status e lamentavelmente na maioria das vezes somos definidos e valorizados pelo que temos e não pelo que somos. Para muitos a vida ideal está no acúmulo de bens e o que predomina é aquela frase: “quanto mais melhor”. Então, vivemos esse frenesi, um ativismo intenso, uma verdadeira corrida de ratos para conquistarmos e acumularmos cada vez mais. Corremos, corremos, mas não estamos satisfeitos, queremos sempre mais e para realizarmos esse desejo vivemos uma acirrada competição fora e muitas vezes dentro de casa também. Viver assim não é apenas angustiante como também gera uma grande ansiedade e parece não haver fim para isto.

Penso que a solução para isto é um retorno à simplicidade, pois ela nos liberta dessa obsessão e nos traz equilíbrio, de modo que pacificamos e aquietamos nossa alma. Ser simples limpa a nossa visão e assim enxergamos o devido lugar dos bens materiais que é tornar a vida mais fácil e não um fardo pesado que tira-nos o fôlego sufocando a alma. Em nossos dias, vida simples está na moda por seus benefícios ecológicos também.

A simplicidade descomplica a vida e a torna mais bonita, pois não caminhamos sobre acúmulos que nos causam perdas. Não poucas vezes por se valorizar bens materiais tratamos pessoas como coisas e invertemos a ordem passando a valorizar as coisas e usar pessoas. A consequência desse caminhar é desastrosa, famílias são arruinadas e lares desfeitos passando a ser apenas dormitórios e ainda praças de alimentação. Muitos optam em colocar um remendo nas relações e dão presentes para substituir presença.

O simples valoriza o essencial da vida, como disse o escritor, ilustrador e piloto francês A. Saint-Exupéry: “O essencial é invisível aos olhos”. Viver com simplicidade é ser um sinal de despojamento porque se opõe ao consumismo e não aceita a prisão proposta pelo supérfluo. Se de fato e de verdade vivemos com simplicidade aprendemos a descobrir nas pequenas coisas a felicidade de existir, viver, desfrutar e compartilhar. O simples também é alguém humano que reconhece sua limitação. Sabe que é um ser finito e que está em constante aprendizado, caindo e levantando, por isso não tem dificuldade alguma em reconhecer seu erro. Não é escravo da aprovação do outro, pois entende que os outros projetam em nós seus desejos e suas faltas. Como diria Mário Quintana: “Na simplicidade aprendemos que reconhecer um erro não nos diminui, mas nos engrandece, e que as pessoas não existem para nos admirar, mas para compartilhar conosco a beleza da existência”.

Um dos grandes mestres da literatura russa do século XIX Leon Tolstoi certa vez disse: “Não existe grandeza onde não há simplicidade, bondade e verdade”. A simplicidade é a grandeza que proporciona liberdade! Não podemos nos conformar com uma sociedade doente. Vamos influenciar as pessoas levando libertação do apego insano às coisas materiais, pois se nos conformarmos vamos adoecer junto. Sem falar que para alguém acumular riquezas implica dizer que existe outro alguém sendo explorado.

Portanto, despertemos para uma jornada mais leve e desapegada percebendo que a felicidade não está nas coisas. Contudo, minha intensão não é fazer uma apologia a uma vida miserável, mas que tenhamos provisão material adequada sem nos tornarmos escravos do consumo. Os bens precisam ser desfrutados, ou seja, nós até podemos possuí-los, mas eles não podem nos possuir, de modo que venham a destruir pessoas, lares, famílias e a nós mesmos. Quando não somos dominados pelo acúmulo ficamos livres da ansiedade que de fato estrangula a alma.

 

Daniel Lima Gonçalves

Psicanalista, Filósofo e Teólogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teu Colo

Corro para ser acolhido em Teu colo sem precisar embriagar- me com o vinho do moralismo. Não é necessário maquiar-me com o pó do ritualismo, tão pouco adornar- me com o legalismo, pois sei que me aceitas como sou. Quero Teu colo, necessito dele, porque desejo ouvir tua voz mansa e suave. Para estar no Teu colo preciso esvaziar- me dessa construção de um deus justiceiro e impiedoso que fizeram em mim; preciso esvaziar-me do passado que me oprime dia e noite e ser cheio de confiança que me dá a certeza que sou aceito por Ti. Não importa o que disseram, dizem e dirão sobre mim, pois sei que a última palavra vem de Ti e dizes: “meu filho, não temas, pois mesmo não merecendo meu amor eu te escolhi para amar-te sempre mais e mais”. Teu colo é meu abrigo secreto, ou melhor, é meu oásis em meio a este deserto existencial que nem sempre está fora de mim, mas quase sempre dentro de mim. Quando estou nEle, não preciso nem falar, pois me ensinaste que a melhor oração não é fruto de um  prol

UMA REFLEXÃO PERTINENTE

Nos últimos dias e, ainda início de 2019, nossa nação tem vivenciado momentos de dores e uma tristeza solidária diante de calamidades e tragédias que tem nos deixado perplexos na imprevisibilidade de existir. Lama, água, fogo e acidente nos faz viver uma sensação de um luto generalizado. O povo brasileiro neste começo de ano tem estado imerso numa profunda comoção e isso se manifesta socialmente de diversas maneiras, que apesar de pluralizada em sua essência traz a singularidade de cada indivíduo. Muitos parecem sentir uma intensa angústia fóbica por se depararem constantemente com a incerteza do logo mais. Outros mergulham numa melancólica e desesperadora reflexão ao olharem para histórias interrompidas, sonhos que não foram vivenciados, momentos que não foram vividos e, em se deparando com isso, acabam tendo que lidar com um recorrente pensamento: “ devia ter ”. O tom de lamento pelo não vivido, ou pelo que se poderia ter vivido; devia ter feito, ou não devia ter feito. É, a no

Identidade na diferença

Eu? Como assim eu? Se nem sei exatamente o que sou. Tornei-me isso que, dia após dia, muda e não sei o que serei, pois, ainda estou sendo uma metamorfose incessável. Este ser que diz, eu, é o mesmo que diz fui. Isto mesmo! Olhando para trás vejo que fui alguém que não sou mais, mas era eu lá, e sou eu aqui, mas o ser de hoje não esteve lá, pois, é fruto, produto de tudo que vivenciei no decorrer dos anos. O ser de ontem também dizia: "eu sou assim". No entanto, hoje me vejo de outro modo e percebo que não era daquele jeito, assim como não sou hoje o que serei amanhã. Então, o que sou eu afinal? Algo que transcorre e escorre no tempo? Sou ou que estou sendo? Eu sou o que foi aprimorado no tempo?   Esse ser que abre a boca e diz, eu sou, é tão relativo que uma simples relação com pessoas diversas gera uma mudança no que se diz ser, passando a ser produto da influência relacional. Sendo assim, o eu de hoje, mais adiante, será outro e não mais o que se é. Se digo que