Pular para o conteúdo principal

A constância inconstância


O constante começo que parece o começo do meu fim e, a inconstância de um novo começo sem fim, me consome, ao ponto que some, a esperança que me lança para o começo do fim em mim instalado como um estalo.
A constante inconstância me maltrata, me sufoca, me mata...
Hoje estou aqui, mas com um desejo enorme de estar ali, porém, quando estou ali, constantemente, não quero nem aqui e nem ali, quero mesmo é ficar lá. Estando lá me pergunto: De onde vim? Para onde vou? Como vim? Como vou? As indagações que borbulham em meu ser logo me propõem um novo recomeço, onde retomo ao velho vício de um início sem fim.
Quero mais é ser constante em minha jornada, aprumar meus pés nesta longa caminhada, sem que a inconstância me consuma a alma e me paralise, ou me jogue em um buraco negro e nele me perca sem saber quem sou num constante vazio.
Desejo na inconstância do meu ser, não mais ser alguém, apenas eu mesmo constantemente aprendendo com meus erros e acertos, me refazendo sem o agir louco e impensável, porém, em tudo sendo impulsionado por quem não é inconstante, Ele, o Eterno que em tudo é constantemente amoroso e cuidadoso, sim, o Sumo Bem, o Amor. Muitos chamam de acaso, ou destino, outros parecem querem simplicicá-Lo em quatro letras: D-E-U-S, mas prefiro chamar de Eterno Amor, pois Ele me ama incondicionalmente apesar de mim, isso mesmo, apesar de tudo que sou Ele o amor dEle é sem limites.
Não quero mais fazer a constante viagem de um novo começo inconstante, cheio de dúvidas, mas até mesmo estas nos ajudam a crescer. No entanto, não quero mais voltar para ser quem eu era, pois estou em constante metamorfose. Entretanto, quero ir seguindo, prosseguindo com constância, aprendendo e reaprendendo muito sobre mim, em mim.
A constância inconstância: vou transformá-la com um desconto diário sob a certeza de estar constantemente com quem, pacientemente, ensina-me até com minhas frustrações, erros, acertos, fraquezas... o Eterno Amor.
Portanto, a cada dia, quero ser possuído não pela inconstância, mas se esta vier quero ser envolvido pela constância de amar sem reservas apesar de mim.




Daniel L. Gonçalves

Teólogo, Filósofo e Psicanalista


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teu Colo

Corro para ser acolhido em Teu colo sem precisar embriagar- me com o vinho do moralismo. Não é necessário maquiar-me com o pó do ritualismo, tão pouco adornar- me com o legalismo, pois sei que me aceitas como sou. Quero Teu colo, necessito dele, porque desejo ouvir tua voz mansa e suave. Para estar no Teu colo preciso esvaziar- me dessa construção de um deus justiceiro e impiedoso que fizeram em mim; preciso esvaziar-me do passado que me oprime dia e noite e ser cheio de confiança que me dá a certeza que sou aceito por Ti. Não importa o que disseram, dizem e dirão sobre mim, pois sei que a última palavra vem de Ti e dizes: “meu filho, não temas, pois mesmo não merecendo meu amor eu te escolhi para amar-te sempre mais e mais”. Teu colo é meu abrigo secreto, ou melhor, é meu oásis em meio a este deserto existencial que nem sempre está fora de mim, mas quase sempre dentro de mim. Quando estou nEle, não preciso nem falar, pois me ensinaste que a melhor oração não é fruto de um  prol

Identidade na diferença

Eu? Como assim eu? Se nem sei exatamente o que sou. Tornei-me isso que, dia após dia, muda e não sei o que serei, pois, ainda estou sendo uma metamorfose incessável. Este ser que diz, eu, é o mesmo que diz fui. Isto mesmo! Olhando para trás vejo que fui alguém que não sou mais, mas era eu lá, e sou eu aqui, mas o ser de hoje não esteve lá, pois, é fruto, produto de tudo que vivenciei no decorrer dos anos. O ser de ontem também dizia: "eu sou assim". No entanto, hoje me vejo de outro modo e percebo que não era daquele jeito, assim como não sou hoje o que serei amanhã. Então, o que sou eu afinal? Algo que transcorre e escorre no tempo? Sou ou que estou sendo? Eu sou o que foi aprimorado no tempo?   Esse ser que abre a boca e diz, eu sou, é tão relativo que uma simples relação com pessoas diversas gera uma mudança no que se diz ser, passando a ser produto da influência relacional. Sendo assim, o eu de hoje, mais adiante, será outro e não mais o que se é. Se digo que

Teus Braços

Quando estou aflito, inseguro, angustiado, corro para Teus braços de Pai  que logo me envolve a paz. Dependo de Ti, sem Ti sou nada, sem Ti nada posso fazer. Se me sinto sozinho e sem saída corro a Ti e me lanço aos Teus cuidados que são incomparáveis. Dúvidas, desconfianças, incertezas, incredulidade, às vezes querem me dominar para distanciar-me de Ti, mas sei que mesmo quando penso que estou longe de Ti, na verdade, estou acolhido em Teus braços misericordiosos que transbordam afeto e ternura. Quando me vem o medo, a tristeza, as dificuldades, corro para Teus braços de Filho, Amigo sempre próximo que caminha comigo ombro a ombro sem recriminar e sempre pronto a me ensinar. Se penso que todos me deixaram, Tu jamais me abandonas, olho para meu lado e vejo-te sereno dizendo: “não te deixo um só instante, sempre estou contigo,  mesmo quando queres ficar longe de mim”. Em meio às tempestades da minha vida Tu acalmas o vendaval do meu ser, porque estás aqui no barco da minha vida. Ao