Pular para o conteúdo principal

Silenciar

Vivemos numa época que propõe constante conexão em redes sociais. Estamos conectados com o mundo e desconectados de nós mesmos. São tantos os ruídos que não conseguimos ouvir-nos. Parece que o constante medo de ficarmos sozinhos direciona-nos o tempo todo para os barulhos e aglomerações. Sendo assim, compartilhamos fotos com um sorriso amarelo e com amigos, mesmo sem desfrutar da presença deles, pois quase sempre o que vale nem é aquilo que estamos vivendo naquele momento, mas as curtidas, comentários e compartilhamentos.
Isso que chamamos de vida, passou a ser uma constante monotonia, estamos numa espécie de piloto automático e até nos acostumamos com o sofrimento. É mais fácil ficar preso na zona de conforto alimentando o medo de arriscar, pois o novo nos assusta. Então, somos sugados por uma espécie de buraco negro existencial nos vitimizando e caindo num vazio, muitas vezes por não escutar-nos.
Numa geração onde muitas pessoas estão distantes de si mesmas, ficar quieto e ir para o interior do seu interior parece ser pavoroso, por isso fones de ouvido são boas alternativas para não ouvir nossos pensamentos. Ficar a sós consigo mesmo, buscar equilíbrio e, encontrar em nós a sensação de bem estar para dar novos significados, fazendo a vida ter novos sentidos, é um desafio imenso. O fantasma da solidão não nos permite um estado de silêncio. No entanto, é o vazio do lado de dentro que nos faz ter a constante necessidade de preencher do lado de fora, gerando diversas frustrações. Aquietar-se e silenciar-se tem muito mais a ver com solitude, pois é um exercício de pacificação onde temos o interior preenchido. Cultivar a solitude e o silêncio interior, nos liberta da solidão e do temor de escutar nossos pensamentos.
Silenciar é um mergulho em nós mesmos buscando reequilibrar a alma e por sua vez o corpo. Temos mais facilidade em cuidar do corpo: dietas, exercícios físicos e exames médicos (na maioria das vezes quando os sintomas são evidentes). Todavia, esquecemos da nossa alma. Alimentamos o corpo, mas não temos o cuidado de saber como alimentar nossa alma.
Quando fazemos esse movimento para dentro a vida parece ganhar mais significado, de maneira que não ficamos contemplando a vida passar e nem somos levados pelo acaso, mas tentamos dominar nossa existência apesar de muitas coisas estarem para além do nosso domínio, pois a vida é imprevisível, porém quanto mais conectados conosco aqui no agora, é mais simples organizar as ideias.
É muito fácil falar tudo isso, mas o que precisamos é ir além da teorização e partirmos para a prática. Acredito que a solitude amplia nossa sensibilidade em relação a nós e ao outro. Isto porque nela encontramos a bondade com a qual conseguimos amar-nos, reconciliando-nos com nossa própria história de tal modo, que uma ação natural é lidarmos melhor com o outro e com o mundo a nossa volta.
Portanto, encontremos caminhos para cuidar de nossa própria alma e nos revigorarmos a partir dessa estabilidade de silêncio interno, a fim de descobrirmos de forma nova a nossa dignidade como ser humano inserido na vida social e cotidiana. Que no chão da existência, influenciados por nossas vivências e lembranças, possamos encontrar forças para recomeçarmos e reconstruirmos nossas vidas tantas quantas vezes precisarmos. Assim, entenderemos que a vida terá o sentido que dermos a ela, basta conectar-se a si mesmo. Silenciar não é um exercício fácil, mas às vezes a resposta que procuramos está nesta viajem para dentro.

Daniel L. Gonçalves
Teólogo, Psicanalista e Filósofo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teu Colo

Corro para ser acolhido em Teu colo sem precisar embriagar- me com o vinho do moralismo. Não é necessário maquiar-me com o pó do ritualismo, tão pouco adornar- me com o legalismo, pois sei que me aceitas como sou. Quero Teu colo, necessito dele, porque desejo ouvir tua voz mansa e suave. Para estar no Teu colo preciso esvaziar- me dessa construção de um deus justiceiro e impiedoso que fizeram em mim; preciso esvaziar-me do passado que me oprime dia e noite e ser cheio de confiança que me dá a certeza que sou aceito por Ti. Não importa o que disseram, dizem e dirão sobre mim, pois sei que a última palavra vem de Ti e dizes: “meu filho, não temas, pois mesmo não merecendo meu amor eu te escolhi para amar-te sempre mais e mais”. Teu colo é meu abrigo secreto, ou melhor, é meu oásis em meio a este deserto existencial que nem sempre está fora de mim, mas quase sempre dentro de mim. Quando estou nEle, não preciso nem falar, pois me ensinaste que a melhor oração não é fruto de um  prol

Identidade na diferença

Eu? Como assim eu? Se nem sei exatamente o que sou. Tornei-me isso que, dia após dia, muda e não sei o que serei, pois, ainda estou sendo uma metamorfose incessável. Este ser que diz, eu, é o mesmo que diz fui. Isto mesmo! Olhando para trás vejo que fui alguém que não sou mais, mas era eu lá, e sou eu aqui, mas o ser de hoje não esteve lá, pois, é fruto, produto de tudo que vivenciei no decorrer dos anos. O ser de ontem também dizia: "eu sou assim". No entanto, hoje me vejo de outro modo e percebo que não era daquele jeito, assim como não sou hoje o que serei amanhã. Então, o que sou eu afinal? Algo que transcorre e escorre no tempo? Sou ou que estou sendo? Eu sou o que foi aprimorado no tempo?   Esse ser que abre a boca e diz, eu sou, é tão relativo que uma simples relação com pessoas diversas gera uma mudança no que se diz ser, passando a ser produto da influência relacional. Sendo assim, o eu de hoje, mais adiante, será outro e não mais o que se é. Se digo que

Teus Braços

Quando estou aflito, inseguro, angustiado, corro para Teus braços de Pai  que logo me envolve a paz. Dependo de Ti, sem Ti sou nada, sem Ti nada posso fazer. Se me sinto sozinho e sem saída corro a Ti e me lanço aos Teus cuidados que são incomparáveis. Dúvidas, desconfianças, incertezas, incredulidade, às vezes querem me dominar para distanciar-me de Ti, mas sei que mesmo quando penso que estou longe de Ti, na verdade, estou acolhido em Teus braços misericordiosos que transbordam afeto e ternura. Quando me vem o medo, a tristeza, as dificuldades, corro para Teus braços de Filho, Amigo sempre próximo que caminha comigo ombro a ombro sem recriminar e sempre pronto a me ensinar. Se penso que todos me deixaram, Tu jamais me abandonas, olho para meu lado e vejo-te sereno dizendo: “não te deixo um só instante, sempre estou contigo,  mesmo quando queres ficar longe de mim”. Em meio às tempestades da minha vida Tu acalmas o vendaval do meu ser, porque estás aqui no barco da minha vida. Ao