Pular para o conteúdo principal

Escutar-se



Existe diferença entre ouvir e escutar. O primeiro ouve sem dar a devida atenção e muitos parecem ter um botão de desligar, fazendo jus aquela expressão popular: “Ouvido de mercador” ou “entra por um ouvido e sai pelo outro”. O segundo por sua vez, escuta atentamente o que está sendo dito e até o que muitas vezes nem se percebe dizer. Escutar o outro não é simplesmente captar o que está sendo dito, mas entender o que é captado pela audição, de modo que se compreenda e processe a informação internamente. Contudo, escutar-se é um desafio, ainda mais diante dos ruídos e distrações existentes em nossos dias. Portanto, isso requer ainda mais esforço e disciplina, pois nos leva aos nossos medos, desejos, angústias, fantasias e nossos fantasmas, porém como já foi dito anteriormente, cabe a nós silenciar nossa mente.

O ser humano sempre deseja esquivar-se da verdade dele mesmo. Na grande maioria das vezes não queremos nos escutar porque fugimos de nós e preferimos não nos confrontar com nosso lado obscuro. Immanuel Kant disse que “o empreendimento mais importante do homem é saber o que se deve ser para ser um homem”. Entretanto, isto requer de nós uma autorreflexão que só é possível se aquietarmos e nos pacificarmos num estado interno de profundo silêncio. Sendo assim, se buscamos descobrir a nós mesmos devemos trilhar o caminho da escuta.

O filósofo e escritor francês Pascal Bruckner descreveu a vitimização como uma característica da nossa sociedade. Ao nos colocar constantemente numa postura de vítima e recusarmos assumir responsabilidades, estamos desenvolvendo a autocomiseração que é um sentimento de compaixão por si mesmo. No popular, seria ter pena de si mesmo, se vendo como vítima da própria história, achando que a vida foi muito injusta nos impedindo de viver. Sabe quando somos impedidos de viver? Sempre que ignoramos nossos próprios sentimentos e eles vão se enraizando em nós. Quando expressamos os sentimentos de mágoa ou raiva, por exemplo, rapidamente esclarecemos e aprofundamos a relação conosco e com o outro. É bom lembrar que somos responsáveis pelo ambiente que criamos em torno de nós.

Saberemos quem somos e no que estamos nos transformando, se desacelerarmos um pouco passando a nos escutar mais. Nosso interior precisa ser cuidado e alimentado, precisa de leveza e amplitude, precisa de asas sem restringir seu espaço de voo e sem podar as asas para que exteriormente possamos ser conduzidos a um novo caminho, para um caminho de atenção. Saíamos da superfície, aprofundemo-nos em nós mesmos. Deixemos as futilidades e abracemos o que de fato e de verdade é essencial para nós e em nós. Basta nos escutar, pois todo tempo o tempo todo estamos falando e tudo a nossa volta também está, apenas não estamos percebendo porque estamos desconectados de nós apesar de estarmos conectados virtualmente com o mundo.

Vamos nos permitir ser confrontados por nossa própria história e nos reconciliar com ela, pois o que somos hoje é reflexo do que um dia fomos e passamos. Claro que não podemos voltar no passado e muda-lo, mas podemos aprender com ele. Sei que não podemos escolher a nossa infância, esta já passou, mas em algum momento temos de nos reconciliar com tudo aquilo que um dia vivemos e sofremos. Todavia, isso só acontecerá se estivermos preparados para nos reconciliar com nossos ferimentos e ressignificá-los, a fim de transformá-los em pérolas. Reconciliar-se com as mágoas significa também perdoar aqueles que nos magoaram. Porém, perdoar não é receber uma grande pancada na cabeça e ter uma amnésia, não, não é esquecer-se, mas lembrar-se e não ser mais machucado por esta memória. Perdoar é um processo que muitas vezes necessita de um longo tempo para de fato se concretizar na alma. Não é simplesmente querer, mas decidir, pois não existirá reconciliação alguma com nossa história de vida percorrida até aqui, se não houver perdão. Escute-se, perdoe-se e fique bem consigo mesmo.

 

Daniel Lima Gonçalves

Psicanalista, Filósofo e Teólogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teu Colo

Corro para ser acolhido em Teu colo sem precisar embriagar- me com o vinho do moralismo. Não é necessário maquiar-me com o pó do ritualismo, tão pouco adornar- me com o legalismo, pois sei que me aceitas como sou. Quero Teu colo, necessito dele, porque desejo ouvir tua voz mansa e suave. Para estar no Teu colo preciso esvaziar- me dessa construção de um deus justiceiro e impiedoso que fizeram em mim; preciso esvaziar-me do passado que me oprime dia e noite e ser cheio de confiança que me dá a certeza que sou aceito por Ti. Não importa o que disseram, dizem e dirão sobre mim, pois sei que a última palavra vem de Ti e dizes: “meu filho, não temas, pois mesmo não merecendo meu amor eu te escolhi para amar-te sempre mais e mais”. Teu colo é meu abrigo secreto, ou melhor, é meu oásis em meio a este deserto existencial que nem sempre está fora de mim, mas quase sempre dentro de mim. Quando estou nEle, não preciso nem falar, pois me ensinaste que a melhor oração não é fruto de um  prol

Teus Braços

Quando estou aflito, inseguro, angustiado, corro para Teus braços de Pai  que logo me envolve a paz. Dependo de Ti, sem Ti sou nada, sem Ti nada posso fazer. Se me sinto sozinho e sem saída corro a Ti e me lanço aos Teus cuidados que são incomparáveis. Dúvidas, desconfianças, incertezas, incredulidade, às vezes querem me dominar para distanciar-me de Ti, mas sei que mesmo quando penso que estou longe de Ti, na verdade, estou acolhido em Teus braços misericordiosos que transbordam afeto e ternura. Quando me vem o medo, a tristeza, as dificuldades, corro para Teus braços de Filho, Amigo sempre próximo que caminha comigo ombro a ombro sem recriminar e sempre pronto a me ensinar. Se penso que todos me deixaram, Tu jamais me abandonas, olho para meu lado e vejo-te sereno dizendo: “não te deixo um só instante, sempre estou contigo,  mesmo quando queres ficar longe de mim”. Em meio às tempestades da minha vida Tu acalmas o vendaval do meu ser, porque estás aqui no barco da minha vida. Ao

Passare, "passar" - Passus, "passo"

Se do teu passado te lembrares e dele te arrependeres e te envergonhares, conforta-te com o autoconhecimento libertador, o qual proporcionará um novo presente, uma nova caminhada, pois, novos compartimentos do teu ser serão abertos. Reflete e chora o necessário. Sofre o suficiente, mas levanta-te e segue de cabeça erguida, aprendendo com teu passado para não viverdes as repetições. Olhar para trás e enxergar-se é um grande salto para trilhar um novo caminho sem máscaras, cheio de novas possibilidades para melhorar, de modo que te tornes melhor e mais humano, valorizando cada momento, cada coisa, cada pessoa. Portanto, não te martirizes pelo que passou, reconhece-te, fortalece-te e encara a vida sem medos, pois, o olhar para dentro de ti e mergulhar em tudo que te foi é uma quebra de ilusões e isso gera desconforto. No entanto, não estás lá, estás aqui e o que farás de agora em diante? A vida está em movimento, então, fica bem contigo mesmo e aprende a lidar com o que passaste v